Convivência
Série: No ambiente de trabalho

O artigo anterior mostra que ética é o conjunto de valores e princípios que são utilizados para as condutas, que guiam e orientam as relações humanas. Defende que uma sociedade eticamente desenvolvida é aquela que cuida dos interesses do grupo. Todos temos liberdade para fazermos escolhas, para seguirmos um caminho. Queremos seguir juntos ou sozinhos? Procuramos nos colocar no lugar uns dos outros ou preferimos viver egoisticamente?

Viver em sociedade é sempre um exercício de solidariedade, humanidade, cuidado, respeito e preocupação com todos os seres humanos e com nossa casa comum. Quando procuramos agir desta forma, o mundo nos parece um lugar muito melhor de se viver. O problema é que nem sempre vemos isto acontecer. Algumas pessoas parecem desconhecer o que é ter respeito e consideração.

Vamos ilustrar com um exemplo recente que aconteceu na Copa do Mundo. O caso dos brasileiros assediando uma mulher na Rússia. Dada a total falta de senso e falta de respeito com a russa que foi “zoada” foi cobrada a responsabilidade individual dos envolvidos tendo como prova suas imagens expostas em redes sociais visualizada no mundo inteiro.

A imagem individual é problema unicamente de cada um dos envolvidos. E a imagem da família a que eles pertencem? A imagem do país de origem? A imagem das empresas onde estes homens trabalham? Logo depois do fato, um deles foi sumariamente demitido. É óbvio que uma situação como esta vai contar pontos negativos para a empresa que tem como funcionários pessoas com atitudes de preconceito. E ele tem pouco a argumentar contra. A empresa usou seu direito de demitir.

É preciso ter muito cuidado com a imagem que alimentamos nas redes sociais. Ficar longe de problemas como este é fundamental. Estar atento às situações que temos ao nosso redor, não nos deixar levar por brincadeiras debochadas e ter cuidado com pessoas de má intenção que só querem ofender os demais. A nossa imagem vinculada a este tipo de contexto é prejuízo certo, pessoal e profissional.

O problema por trás do preconceito e do preconceituoso é bem mais profundo. Vivemos em um mundo onde o egoísmo tenta, de todas as maneiras, ser o dominante. Cabe a cada um de nós lutar com todas as forças para que ele não saia vencedor. É a nossa escolha, é a nossa vontade de fazer acontecer. É a hora de mudar esta cultura preconceituosa que insiste em existir. Você como estudante, estagiário, individuo deve atentar para isso.

O mundo precisa de liberdade, use a sua com responsabilidade.

Cláudia Oliveira | Orientação Profissional

Cláudia Oliveira é Psicóloga e Orientadora Profissional do Espaço Carreiras - Central de Estágios da PUC-Rio.

Para se comunicar com Cláudia Oliveira, por favor clique aqui para criar um atendimento PUC.