login para vagas online: Alunos ou Empresas

Hoje, quarta-feira, dia 14/11, o atendimento será suspenso do período de 15h às 17h.

Situações Bizarras em Entrevistas de Emprego
Processo Seletivo: Uma Caixinha de Surpresas Desagradáveis

O Processo Seletivo representa um momento bem delicado quando estamos pleiteando uma vaga de estágio ou emprego. A ideia de ter à sua frente alguém fazendo perguntas determinantes para o seu futuro profissional vai gerar ansiedade, insegurança. Até aí, tudo muito natural de acontecer neste cenário. O controle emocional é necessário e vai ajudar a encarar o desafio.

Agora, imagina se em uma entrevista de emprego você se depara com situações inusitadas, como um recrutador que resolve fazer perguntas absurdas e muito íntimas, ofende com piadinhas sobre sua aparência ou deixa você esperando por horas. É totalmente inaceitável, além de ser muito constrangedor. Com certeza, você não é obrigado a responder ou se submeter a insultos e provocações.

Uma empresa que permite este tipo de conduta de seus recrutadores está passando uma imagem muito ruim, pois reflete sua própria cultura que possa estar impregnada de pré-conceitos, deboches, desorganização, desrespeito, abuso e autoritarismo. E se este é o procedimento para recrutar pessoas, como devem ser as relações estabelecidas neste ambiente de trabalho?

É muito importante estar preparado para este tipo de situação. É bom estar ciente que você pode e deve ser fiel aos seus valores, exigir respeito e não ‘se deixar vender’ de maneira equivocada. O Processo Seletivo tem dois lados, dois olhares, duas avaliações. A empresa está analisando o candidato e o candidato deve analisar a empresa. Você é sua prioridade neste processo. É sua a decisão.

Em suma, se você se deparar com abordagens/perguntas que julgar inoportunas ou abusivas, fique à vontade para não responder. Informe ao recrutador que aquele tipo de questionamento você prefere não comentar. Seja você!

Quer saber mais sobre Processo Seletivo? Entre em contato conosco!


Cláudia Oliveira | Orientação Profissional

Cláudia Oliveira é Psicóloga e Orientadora Profissional do Espaço Carreiras - Central de Estágios da PUC-Rio.

E-mail: claudiaoliveira@puc-rio.br | Tel: (21) 3527-1335

Central de Estágios da PUC-Rio