Login para Alunos ou Empresas

UNICOM

O UNICOM (Universidade + Comunidade) é um projeto multidisciplinar que atende comunidades do entorno e da zona norte do Rio de Janeiro. Criado no ano de 1978, por Luiz César Monnerat Tardin e por alunos da PUC-Rio, o UNICOM busca criar oportunidades, oferecendo prestação de serviços como apoios escolar e psicológico, atividades artísticas, entre outros.

O objetivo da inserção social da Universidade nestes locais é fomentar a qualificação para o trabalho, o que proporciona uma maior capacitação técnica dos seus residentes: Busca estimular a solidariedade e promover uma troca de conhecimento entre universitários e moradores, garantindo a plena interação com a comunidade e ampliando os horizontes de aprendizado. Desta forma, ampliam-se os horizontes de aprendizado e eleva-se a autoestima dos atendidos.

As atuais unidades (Acari e Senador Camará) atuam em diferentes frentes, como a saúde, com o atendimento ambulatorial aos moradores; psicologia, através do atendimento individualizado, de grupos operativos e pesquisas de desvio de comportamento; além da educação, por meio de aulas de reforço escolar.

UNIDADES
Rocinha

O espaço da Rocinha passou a ser gerenciado pela ONG Viramundo. Caso queira conhecer as iniciativas da ONG, visite o website da Viramundo.

Senador Camará

Oferecemos atendimento médico e odontológico, além de uma farmácia abastecida através de doações. Pode conter ainda nesta unidade aulas de reforço escolar. Estamos localizados em uma casa de dois andares, que possui em seu interior ambulatórios médicos e salas odontológicas, uma farmácia básica, além de cozinha e sala de aula com uma pequena biblioteca. Estamos localizaos na Estrada do Taquaral, n° 689 - Senador Camará (Próximo da Avenida Brasil).

Acari

Atendimento psicológico:

O atendimento psicológico do projeto UNICOM mantém, desde 1996, a presença viva e continuada da PUC-Rio na comunidade de Acari, além de já ter atuado nas comunidades da Rocinha e do Parque da cidade.

Realizando GRUPOS DE REFLEXÃO COM FAMÍLIAS, oferecemos um espaço de escuta intergeracional onde são debatidos temas que propiciam cuidar melhor dos vínculos familiares e comunitários. Os encontros vêm criando uma rede de apoio e troca de experiências que promove transformações subjetivas e familiares dos participantes. Quando necessário, são feitos atendimentos individuais e encaminhamento para o SPA da PUC-Rio ou outros locais.

Nos CORREDORES CULTURAIS, realizamos formação da plateia com visitas a espaços culturais e turísticos do Rio de Janeiro, criando oportunidades de cidadania e inserção social. Teatro Municipal, Museu Imperial em Petrópolis, Cristo Redentor, festival de dança e muitos outros locais já foram visitados. Essa atividade conta com a doação do transporte feita pela SBS/OJP, parceira do projeto UNICOM desde o ano 2000.

O atendimento em psicologia do UNICOM já beneficiou mais de 1.600 pessoas da comunidade e contribui continuadamente para a formação integral dos estudantes que atuam como voluntários, com a supervisão da doutora em psicologia, Maria Inés Tozatto. Venha ser voluntário! Participe e seja um agente de transformação social.

Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais PUC-Rio

Contatos

Telefones:

(21) 3527-1448

(21) 3527-1449

(21) 3527-1450

E-mails:

ccesp@ccesp.puc-rio.br

unicom@ccesp.puc-rio.br

Endereço:

Rua Marquês de São Vicente, 255

Edifício Pe. Leonal Franca (térreo)

Falar conosco