login para vagas online: Alunos ou Empresas

UNICOM

O projeto UNICOM (Universidade + Comunidade)multidisciplinar e atende comunidades do entorno, assim como da zona norte do Rio de Janeiro. Criado em 1978, por Luiz César Monnerat Tardin, ex diretor da Central de Estágios, e por alunos da PUC-Rio, o projeto UNICOM busca criar oportunidades, oferecendo prestação de serviços como apoio escolar e psicológico, atividades artísticas, entre outros.

O objetivo da inserção social da Universidade nestes locais é fomentar a qualificação para o trabalho, o que proporciona uma maior capacitação técnica dos seus residentes: Busca estimular a solidariedade e promover uma troca de conhecimento entre universitários e moradores, garantindo a plena interação com a comunidade e ampliando os horizontes de aprendizado. Desta forma, ampliam-se os horizontes de aprendizado e eleva-se a autoestima dos atendidos.

As atuais unidades (Acari e Senador Camará) atuam em diferentes frentes, como a saúde, com o atendimento ambulatorial aos moradores; psicologia, através do atendimento individualizado, de grupos operativos e pesquisas de desvio de comportamento; além da educação, por meio de aulas de reforço escolar.

Unidades
Rocinha

O espaço da Rocinha passou a ser gerenciado pela ONG Viramundo. Caso queira conhecer as iniciativas da ONG, visite o website da Viramundo.

Senador Camará

A unidade de Senador Camará oferece atendimentos médico e odontológico, bem como uma farmácia abastecida através de doações. Além de atendimento à saúde, o espaço pode oferecer, ainda, aulas de reforço escolar e conta com uma sala de aula e uma pequena biblioteca.Estamos localizados na Estrada do Taquaral, n° 689 - Senador Camará (Próximo da Avenida Brasil).

Acari

O atendimento psicológico do projeto UNICOM mantém, desde 1996, a presença viva e continuada da PUC-Rio na comunidade de Acari, além de já ter atuado nas comunidades da Rocinha e do Parque da Cidade.

Realizando GRUPOS DE REFLEXÃO COM FAMÍLIAS, oferecemos um espaço de escuta intergeracional no qual são debatidos temas que propiciam cuidar melhor dos vínculos familiares e comunitários. Os encontros vêm criando uma rede de apoio e troca de experiências que promovem transformações subjetivas e familiares dos participantes. Quando necessário, são feitos atendimentos individuais e encaminhamento para o Serviço de Psicologia Aplicada - SPA da PUC-Rio e outras unidades de atendimento psicológico.

Nos CORREDORES CULTURAIS, realizamos formação da plateia com visitas a espaços culturais e turísticos do Rio de Janeiro, criando oportunidades de cidadania e inserção social. Teatro Municipal, Museu Imperial em Petrópolis, Cristo Redentor, festival de dança e muitos outros espaços já foram visitados. Essa atividade conta com a doação do transporte feita pela SBS/OJP, parceira do projeto UNICOM desde o ano 2000.

O atendimento em psicologia do UNICOM já beneficiou mais de 1.600 pessoas da comunidade e contribui continuadamente para a formação integral dos estudantes que atuam como voluntários, com a supervisão da doutora em psicologia, Maria Inés Tozatto. Venha ser voluntário! Participe e seja um agente de transformação social.

Central de Estágios da PUC-Rio